Uma boa maneira de começar a empreender é aprendendo como abrir um brechó. Afinal, é um nicho com potencial sempre muito alto de vendas. É claro que, como em todo negócio, existem etapas que não podem ser puladas.
Por mais promissor que seja um empreendimento, sempre há riscos que precisam ser avaliados. Saiba como fazer isso lendo até o fim este texto, em que vamos apresentar os passos fundamentais para abrir esse tipo de empresa.
Veja como abrir um brechó em 6 passos
Conforme reportagem da Folha, o mercado de brechós cresceu 30% só no segundo semestre de 2022, e a tendência deve se manter até 2030. Não poderia haver momento mais propício para você abrir o seu, considerando que os próximos anos serão de prosperidade para o segmento.
Por outro lado, como todo nicho em crescimento, no de brechós a concorrência é elevada. Confira na sequência o que fazer para não ser superado pelos outros estabelecimentos.
1. Planejamento
Todo negócio está exposto a uma série de riscos, tanto internos quanto externos. Para minimizá-los, a primeira arma é o planejamento, que deverá detalhar com antecedência:
- Os recursos necessários para abrir e manter o brechó
- O capital de giro
- Seus gastos e receitas projetadas.
Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT (ou FOFA, em português), usada para identificar as forças e fraquezas internas, bem como as ameaças e oportunidades externas.
2. Avalie a região onde você pretende atuar
Caso o seu brechó seja físico, vale fazer antes um estudo da região onde você pretende atuar. Veja se há concorrentes em um raio próximo da sua loja e avalie o acesso ao seu estabelecimento. Não deixe também de fazer um estudo demográfico do local, sobre o qual vamos falar no tópico a seguir.
Quanto mais informações você tiver, menor será a margem de erro em suas estratégias e ações de vendas e marketing. Isso vale inclusive para as lojas online com entregas para todo o Brasil.
3. Identifique o seu público
Você sabe qual o perfil do público que se interessa por artigos de brechó? Saberia também segmentar esse público por tipo de produtos, conforme sua faixa etária e perfil sócio econômico?
Lembre-se que estamos no meio da Transformação Digital, onde os dados fazem toda a diferença para os resultados. Portanto, ter dados sobre o consumidor é uma forma inteligente de prever o seu comportamento, de modo que ele possa ser atendido do jeito que espera.
4. Faça sondagens e pesquisas
Em certos casos, pode ser relativamente difícil obter dados demográficos ou que revelem o perfil de um público mais específico. A solução nesse caso é fazer pesquisas de mercado, usando ferramentas como a escala de Likert para conhecer as opiniões e preferências das pessoas.
5. Tenha um plano de negócios
Assim como qualquer outra empresa, o brechó precisa de organização. É preciso colocar todo o planejamento “no papel” por meio de um plano de negócios, que pode ser estruturado conforme o modelo Business Model Canvas.
6. Conheça a burocracia envolvida
Seja online ou presencial, é certo que, para abrir um brechó, haverá algum tipo de documentação a ser providenciada. Confira no site da prefeitura da sua cidade o que fazer para obter um alvará de funcionamento, laudo dos bombeiros e outros possíveis registros.
Brechó pode ser MEI?
Sim, um MEI pode também aproveitar para aprender como abrir um brechó e lucrar com essa modalidade de comércio no varejo. Abrir MEI é fácil, rápido e garante diversos benefícios. Você pode contar com a MEI Fácil por Neon para fazer o procedimento que leva poucos minutos e você não paga nada!