Uma das coisas que as pessoas que estão começando dentro do direito percebem são os diferentes tipos de advogado dentro do ramo.
Algo que de fato é muito confuso e para quem está querendo conhecer mais a respeito desta profissão, precisa ser explicado com cautela.
Por isso, pensando nessas pessoas, nossa equipe construiu um artigo rápido e simples, abordando quais são todos os tipos de advogado e claro, o porquê de existirem tantos tipos.
Não somente isso, ao fim do artigo, vamos trazer outro ponto interessante sobre os dois pontos que você deve pensar para ter mais facilidade de escolher qual você irá profissionalizar-se.
Dessa forma, com base em tudo isso, o conteúdo está começando agora!
Existem quantos tipos de advogado dentro do direito?
Se você está começando dentro do direito e está com dúvidas a respeito de quais são os tipos de advogado existentes, preste atenção.
No total, existem mais de 10 áreas diferentes dentro do direito que cuidam especificamente de um único assunto.
São elas:
01. Advogado Civil
02. Advogado Criminalista
03. Advogado Ambientalista
04. Advogado Tributarista
05. Advogado Imobiliário
06. Advogado Previdenciário
07. Advogado Empresarial
08. Advogado da Família
09. Advogado do Consumidor
10. Advogado de Propriedade Intelectual
11. Advogado Trabalhista
12. Advogado da Tecnologia da Informação
Por que existem tantas áreas dentro do direito?
Assim como é preciso de diversos médicos para se especializar em áreas diferentes do corpo humano, no Direito também temos o mesmo raciocínio.
Visto que para manter a lei, precisamos pensar nela como um corpo que possui muitas partes e somente uma pessoa especializada no assunto pode assumir a função específica daquela área.
Por exemplo, imagine que você acabou de sofrer um dano trabalhista que afetou toda sua questão financeira, qual seria o profissional que você iria gostar que lhe atendesse?
Aquele advogado que já atuou em diversos casos de injustiças contra o trabalhador ou então, aquele profissional que trabalhou apenas contra danos ao meio ambiente?
De fato não precisamos nem mesmo apontar qual seria a escolha mais óbvia e que você teria mais chances de conseguir ter justiça sobre o acontecido.
Como escolher qual área se especializar no direito?
Assim que você começa a fazer o curso de Direito, a pressão para escolher uma área de atuação torna-se realmente muito grande e necessária.
Principalmente quando o curso está chegando ao seu fim e você deve escolher uma área para adentrar e mais a frente realizar um mestrado e etc.
Por isso, pensando nessas pessoas, elaboramos duas dicas excelentes para quem está se sentindo um pouco perdido e quer ter certeza de qual é a escolha certa.
São elas:
– Veja a área você que você mais sente conexão
Em primeiro lugar, o que você deve ter em mente quando for escolher uma área do direito para começar a atuar, é vivenciar ao máximo a sua futura área.
Você deve sentir que realmente tem uma conexão com a área escolhida e que conseguirá desempenhar seu trabalho da melhor maneira possível.
Dessa forma, nós recomendamos que você invista em estágios dentro das áreas que mais se “encaixam” no seu perfil e acompanhe audiências.
Além disso, caso você tenha possibilidade de conversar com profissionais e professores formados na área escolhida, faça isso e realize uma profunda análise interna.
– Procure uma área que realmente pague bem
Apesar de muitas pessoas pensarem que devem sempre seguir a sua paixão, você deve lembrar que você também precisa pagar as suas contas do mês.
Por isso, antes de você “bater o martelo” e escolher qual será a profissão que irá profissionalizar-se, verifique quais são as áreas mais requisitadas no local que irá atuar.
Por exemplo, imagine que no local em que você deseja atuar a procura por profissionais na área ambiental é muito maior que a trabalhista. O que você faz?
Caso você realmente queira atuar na área trabalhista e ter maior possibilidade de ganhos, o ideal seria você mudar-se para um local que apresente maior necessidade do cargo.
No entanto, caso você seja mais flexível e também goste da área ambiental, também é uma ótima alternativa a se levar em consideração.