1.649 aposentados da Prefeitura de Belo Horizonte que fizeram aniversário em outubro devem provar a vida até o dia 31 daquele mês. O procedimento é obrigatório e deve ser realizado presencialmente em qualquer agência ou posto de atendimento do Banco Bradesco.
Sugere-se que o beneficiário compareça à agência entre os dias 11 e 25 de outubro, pois há menos movimentação nesses espaços nesse período. Em uma unidade bancária, o interessado deve realizar um procedimento em um terminal de autoatendimento e imprimir um recibo que garanta o recadastramento.
Os beneficiários que não comparecerem no prazo receberão a remuneração suspensa. O pagamento será feito somente no mês seguinte à confirmação de vida, respeitando a data de processamento da folha de pagamento.
Caso o pensionista não possua dados biométricos cadastrados ou por qualquer motivo não consiga comprovar a vida com aparelho de autoatendimento, deverá apresentar ao bancário os documentos originais de identidade (ou outro comprovante com foto) e o CPF.
exceções
Nas seguintes situações, a prova de vida pode ser feita fora dos equipamentos ou departamentos de autoatendimento:
- Se for pensionista menor de 18 anos;
- Se não puder deslocar-se por motivos médicos;
- Quando por algum motivo não possuir cadastro biométrico;
- Quando os dados biométricos não puderem ser lidos por qualquer motivo;
- Um beneficiário que tenha sido declarado completamente incapaz de conduzir um processo judicial;
- Quando o beneficiário resida ou viaje para o exterior.
pagamentos suspensos
Dos 1.514 aniversariantes de setembro, 591 não concluíram o procedimento de confirmação de vida até 10/03, e o pagamento de outubro será suspenso.
Os aniversariantes de 174 anos em agosto, que não passaram pelo procedimento até 21 de setembro, têm seus salários suspensos. Destes, 53 já compareceram ao Bradesco e regularizaram a situação, e o pagamento será liberado no dia 20 de outubro.
Outros 71 beneficiários que deveriam ter tirado comprovante de vida em maio, junho e julho também estão com os salários bloqueados. O crédito de benefícios será retomado assim que a situação se estabilizar, dentro do prazo de processamento da folha de pagamento.
Anualmente
A comprovação de vida será realizada até o final do ano e cada grupo deverá ir pessoalmente ao banco no mês de nascimento. A Prefeitura explica que não é necessário visitar pessoas que fizeram aniversário em janeiro, fevereiro, março e abril. Nesses casos, a obrigação aparecerá em 2023.
Suspenso desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, o processo foi reativado em maio após a vacinação da maioria da população e a estabilização dos indicadores epidemiológicos e de suporte.
A prova de vida serve para confirmar que o pensionista está vivo e, assim, evitar possíveis irregularidades na cobrança da remuneração por terceiros. No total, a cidade tem 20.200 aposentados por velhice e invalidez.