Já pensou em controlar a sua geladeira por meio de um painel digital instalado na porta dela ou, ainda, por um aplicativo instalado no seu celular? Hoje, com as geladeiras smart, esse aparelho é capaz de entregar muito mais do que uma simples refrigeração, oferecendo mais comodidade para os moradores de uma casa.
Desse modo, é uma escolha mais interessante que a sua geladeira nova seja de um modelo smart. A maioria delas conta com um painel digital que oferece diversas opções extras aos usuários, permitindo personalizar a forma como se controla o eletrodoméstico. Quer entender melhor quais vantagens são essas? Confira no texto abaixo.
Tecnologia
Antes, isso parecia coisa de filme futurista. Mas já é uma realidade acessível nos dias atuais. Muitas geladeiras de última geração são equipadas com um painel eletrônico que, por si só, já conta com diversas novas funcionalidades. Por exemplo, por meio dele é possível controlar a temperatura interna do aparelho, ou ainda monitorar os alimentos por meio de câmeras internas, que possibilitam visualizar o conteúdo dela pelo painel ou até mesmo pelo celular, via aplicativo.
A presença desse painel acaba sendo benéfica ainda por outros motivos. De uso fácil e intuitivo, ele oferece a chance das pessoas ajustarem as configurações da geladeira sem dificuldades, de modo que todos os moradores possam fazer isso. A possibilidade de fazer o controle certeiro da temperatura ajuda a prolongar a vida útil dos alimentos, mantendo-os frescos por mais tempo e diminuindo o desperdício — o que também é uma forma de economia.
As tecnologias presentes na geladeira smart vão além, uma vez que as funções extras incluem alarme de porta aberta, filtro de ar e conectividade Wi-Fi, que você entenderá melhor mais abaixo. As configurações do painel digital incluem modos de funcionamento, como “Compras” e “Festa”, que aumentam a potência de resfriamento em situações específicas.
Refrigeração eficiente
As geladeiras smart são muito mais eficientes quando o assunto é precisão no controle da temperatura interna. Uma vez que conta com sensores modernos, o equipamento consegue manter a temperatura estável e ideal em todo o espaço interno, sem oscilações.
Se for necessário, é possível até mesmo criar zonas de refrigeração diferenciadas. Isso permite preservar peixes e carnes por mais dias sem os congelar, ter uma zona específica para descongelamento de alimentos que serão utilizados mais tarde ou, então, para posicionar os alimentos que acabaram de chegar do supermercado.
Quer ainda mais eficiência? Alguns modelos são equipados com luzes e filtros especiais para ação antibacteriana, simulando a luz solar. Assim, vegetais e frutas conseguem se manter frescos por mais tempo.
Conectividade
Como citado, um dos grandes diferenciais das geladeiras smart é sua conectividade com a internet via Wi-Fi. Além de acionar comandos pelo painel digital, eles podem ser feitos também via aplicativo instalado no smartphone ou tablet. Essa conectividade ainda se estende para as assistentes virtuais, como Siri e Google Assistente.
Esses comandos podem ser dados tanto à distância quanto por meio de comando de voz. Essa conectividade também permite que o usuário receba alertas sobre porta aberta, variação indesejada na temperatura ou de manutenção.
Alguns modelos contam com a função de cadastrar os alimentos armazenados, de modo que, quando eles estiverem próximos do prazo de validade ou acabando, é emitido um aviso para que o usuário fique atento à necessidade de comprar mais.
Economia de energia
Muitos podem estar se perguntando: “Mas todas essas funcionalidades extras não farão minha geladeira gastar mais energia?”. Essa é a melhor parte: não! Por causa do controle preciso da temperatura e do fluxo de ar interno, as geladeiras smart conseguem operar com maior eficiência energética.
Isso inclui a tecnologia Inverter, responsável por evitar o “liga-desliga” do motor, trocando os picos de consumo de energia por um funcionamento constante e equilibrado. Alguns fabricantes garantem que o gasto de energia do aparelho pode cair até 50% com essas funções.
Isso sem contar algumas mudanças de hábitos. Por exemplo, se for possível ver o que há dentro da geladeira por meio das câmeras internas, então não há necessidade de abri-la a todo o momento, o que também contribui para reduzir o consumo de energia.