Atletas de diferentes níveis se beneficiam das inovações tecnológicas voltadas para aprimorar equipamentos usados durante os exercícios
A corrida é um dos exercícios mais completos e indicados para quem pretende cuidar da saúde. Afinal, além de ser acessível, trabalha todos os grupos musculares do corpo e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares relacionadas aos hábitos de vida. Para ter um desempenho elevado nessa atividade, é preciso investir em acessórios de qualidade.
Atualmente existem no mercado equipamentos feitos para tornar a corrida mais prazerosa e segura. Independentemente se o praticante é um atleta profissional ou não, a atenção na escolha do tênis, vestimenta e periféricos se torna indispensável, pois impactam diretamente na performance.
Selecionamos 6 opções capazes de beneficiar os treinos.
Meias Running
Da mesma maneira que o corredor investe em um tênis com aderência, flexibilidade, ventilação e amortecimento, também deve adquirir meias específicas para a atividade. As chamadas “running” possuem tecidos tecnológicos que auxiliam a transpiração e o controle de temperatura do pé. Com isso, previne irritações e bolhas.
Óculos escuros
Embora seja um acessório comum, há quem saia para correr na rua sem proteger devidamente os olhos. O uso dos óculos de sol é indicado mesmo quando se utiliza boné ou viseira, devido aos efeitos da exposição à radiação ultravioleta e os riscos de desenvolver doenças degenerativas da visão.
Fones de ouvido
Uma playlist animada tem o poder de motivar e tornar os treinos menos cansativos. Durante a corrida, um fone de ouvido para corrida funciona como poderosos aliados para proporcionar a trilha sonora adequada ou mesmo acompanhar a frequência cardíaca. Isso é possível graças às evoluções tecnológicas que trouxeram essas novas habilidades para o mercado.
Pochete
Sair de casa sem levar objetos de uso pessoal é praticamente impossível. Colocar todos no bolso pode prejudicar a performance durante a corrida. Por isso, a melhor opção é adquirir um acessório, semelhante a uma pochete ou arm band, em que se possa colocar os bens sem gerar atrito ou peso.
Smartphone
Por falar em objetos acompanhando as corridas, não podemos deixar de fora desta lista os smartphones. Modelos ergonômicos e modernos como o celular Samsung oferecem aplicativos nativos que contabilizam dados da atividade diária como quantidade de passos, tempo ativo e calorias de cada atividade. Essas informações ajudam a planejar treinos e analisar os efeitos imediatos.
Repositores de energia
Para manter o rendimento do exercício e fugir da fadiga é preciso repor o estoque de carboidratos. Segundo a ciência, o organismo possui reserva suficiente para uma hora de atividades físicas. Portanto, quando o percurso é superior, o atleta precisa repor essa energia. Ter barrinhas proteicas, gel ou bala de carboidrato na pochete é uma solução prática.
Por fim, quem corre precisa se manter hidratado. Colocar garrafas de água ao longo do trajeto costuma ser uma alternativa frequentemente utilizada por corredores. Outra opção são as mochilas de hidratação.