A manutenção da fossa séptica é fundamental para mantê-la em seu perfeito funcionamento, tratando os dejetos e sem mau cheiro no local. Por isso, se você tem uma fossa na sua casa, precisa acompanhar essas dicas para cuidar bem dela!
Evitar escoamento de água para a fossa
A fossa séptica é preparada para receber certa quantidade de água e fazer o tratamento dos dejetos. Se você deixar mais água escoar até ela, isso implica em sobrecarregar o seu sistema.
Portanto, em se tratando de água da chuva, ou água utilizada para limpeza doméstica, por exemplo, é fundamental evitar que o escoamento dela leve até a fossa.
Não despejar químicos na fossa
Você pode pensar que alguns químicos na fossa reduzirão o seu cheiro, ou contribuirão para o tratamento dos dejetos. Mas não se engane! Ela funciona através da ação de bactérias vivas.
Por isso, despejar químicos, além de não colaborar para a manutenção da fossa séptica, pode gerar problemas, impedindo o seu funcionamento e o tratamento orgânico que acontece nela.
Evitar despejar gordura na fossa
A fossa séptica foi feita para tratar dejetos que vêm do banheiro, mais especificamente, do vaso sanitário. Por isso, nada de despejar a gordura da cozinha na fossa! Se você fizer isso, logo encontrará entupimentos e terá que fazer a limpeza da fossa antes da hora.
Se atentar aos sinais de problemas
A sua fossa séptica dá sinais de que ela está precisando de limpeza. E você deve se atentar a eles, para saber quando contatar os profissionais especializados para fazê-la.
Acompanhe, abaixo, sinais de que sua fossa está cheia e precisa de manutenção!
Entupimento do vaso e ralo
Naturalmente, se a fossa séptica está cheia, não recebe mais dejetos do banheiro. Por isso, o ralo e o vaso sanitário começam a apresentar sinais de entupimento. Por exemplo, a água do vaso fica muito abaixo, ou acima do nível normal, ou o ralo começa a voltar água. Esses casos mostram claramente que a fossa precisa de limpeza.
Plantas nascendo ao redor da fossa
Se ao redor da fossa há muitas plantas nascendo, crescendo mais que no restante do terreno, isso significa que ela está com algum vazamento. Portanto, nesse caso, é preciso investigar, para assegurar a sua limpeza.
Mau cheiro voltando
Se o ralo e o banheiro estão com mau cheiro voltando, esse é um sinal de entupimento no encanamento, ou na fossa. Seja como for, é fundamental contatar especialistas, para avaliar a situação e solucioná-la.
Alagamentos próximos da fossa
Se apenas perto da fossa há alagamentos, mas não nos outros locais do terreno, isso pode significar que ela está vazando. É muito importante investigar, neste caso. Chegue perto da fossa e avalie o cheiro e os detritos que estão por perto, sem pôr a mão. Você saberá se são dela e perceberá a necessidade de limpá-la.
3 anos completos da última limpeza
Por fim, para fazer a manutenção da fossa séptica, você deve contatar uma empresa especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora, para limpá-la a cada 3 anos, no máximo.
Fazer a limpeza da fossa
Como acabamos de falar, é fundamental realizar a limpeza da fossa séptica a cada três anos. Entretanto, a depender do seu uso, essa limpeza será necessária antes. Por isso, é importante se atentar aos sinais acima, que indicam que ela está cheia, para saber quando contratar a limpeza especializada.
É muito importante contar com profissionais, para realizar o procedimento, uma vez que ele é simples, mas perigoso: os gases vindos da fossa podem provocar explosões, com a sua abertura, exigindo conhecimento e técnica para fazê-lo.