O golpe da ligação do banco acontece quando indivíduos mal-intencionados ligam para a vítima, se fazendo passar por representantes das instituições financeiras, e pedem seus dados. A partir disso, usam as informações para fazer compras e outras fraudes no nome da pessoa.
Uma das questões mais importantes para as instituições financeiras é a segurança das informações dos clientes. Infelizmente, porém, existem pessoas que se aproveitam da ingenuidade das vítimas para fazê-las revelarem os dados voluntariamente.
Como se prevenir então? Como identificar uma tentativa de golpe? Continue lendo esse texto até o fim para saber como proceder!
O que é o golpe da ligação do banco?
O golpe da ligação do banco é uma fraude em que criminosos se passam por funcionários de instituições financeiras. Eles entram em contato com a vítima por telefone, em geral alegando a necessidade de atualização de dados cadastrais ou problemas de segurança.
Por exemplo, eles podem dizer que o cartão foi clonado. Logo, a vítima é emocionalmente manipulada, pois a partir daquela ligação, ela desejará resolver o suposto problema de imediato. O objetivo dos fraudadores é obter informações confidenciais, como senhas, números de cartões de crédito, códigos de segurança, entre outros, para acessar contas bancárias ou fazer compras no nome da vítima.
Muitas vezes, na aplicação do golpe, os criminosos avisam que um motoboy irá até a casa da pessoa para retirar o cartão clonado. Em seguida, pedem para cortar o cartão e deixar apenas o chip. A partir disso, eles podem utilizar o chip para diversas transações.
Como identificar o golpe da ligação do banco?
Primeiramente, é bom saber que os bancos nunca ligam para pedir senhas e códigos de acesso via telefone ou qualquer outro meio. Esses são golpes que visam enganar os clientes e obter acesso às suas informações pessoais.
Além disso, nenhum banco envia motoboys ou outras pessoas até a residência dos clientes para pegar cartões e documentos. Fique atento a esses pontos e não forneça informações pessoais e financeiras para pessoas desconhecidas por telefone.
Como se proteger do golpe da ligação?
Entenda a seguir alguns passos que vão ajudar você a se precaver no caso do golpe da ligação do banco.
Não informe seus dados
É comum que o fraudador tente criar um senso de urgência ou de risco para convencer a pessoa a fornecer informações ou realizar uma ação imediata. No entanto, o melhor a fazer é não informar nenhum dado.
Entre em contato com o banco
Se um golpista alega que é funcionário do banco e precisa de informações pessoais ou financeiras, desligue o telefone e entre em contato com o banco pelos canais oficiais, para verificar a veracidade daquela ligação.
É importante que você espere um pouco antes de fazer uma nova ligação para a instituição financeira, pois o fraudador pode prender a ligação nesse intervalo e ele mesmo poderá “atender”, caso você ligue.
Faça o correto descarte do cartão
Após o vencimento do seu cartão, corte-o, inclusive o chip, para inviabilizar o uso por possíveis fraudadores. Vale lembrar que o chip precisa estar danificado, pois dessa forma não será possível utilizá-lo em maquininhas, por exemplo.
Confira sua fatura com frequência
Na correria do dia a dia, talvez você não se preocupe em verificar a lista das transações efetuadas no cartão antes ou depois de pagar a fatura da conta digital. Porém, é sempre bom conferir com regularidade a fatura, para identificar se há itens que você não comprou. Caso perceba alguma compra suspeita, faça uma contestação.
O que fazer se você caiu no golpe
Se você caiu no golpe da ligação do banco, ou seja, se transferiu algum valor ou perdeu dinheiro após informar seus dados, entre em contato com a instituição financeira e informe o ocorrido. Em seguida, faça um Boletim de Ocorrência.
Mesmo que você não consiga seu dinheiro de volta imediatamente, é importante denunciar para que as autoridades estejam cientes e para evitar novos golpes no futuro. Esperamos que este artigo tenha ajudado!