Os moodboards são uma ferramenta importante para os designers, ajudando a capturar a atmosfera ou o sentimento de um projeto e fornecendo inspiração para o trabalho futuro. Mas o que são os moodboards, por que você deve usá-los e como pode criar e usá-los de forma eficaz?
Existem muitas razões para usar moodboards. Em primeiro lugar, eles podem ajudá-lo a comunicar sua visão para um projeto para outras pessoas. Um moodboard bem elaborado pode dar aos seus clientes ou colaboradores uma clara noção do que você está buscando e pode ajudar a evitar mal-entendidos mais adiante.
Além disso, os moodboards podem servir como uma valiosa fonte de inspiração durante o processo de design. Quando você se sentir preso, olhar para um moodboard pode lhe dar algumas ideias muito necessárias e ajudá-lo a começar a pensar de forma criativa novamente.
Então, como você pode criar um moodboard? Primeiro, reúna todas as imagens, cores, texturas, etc. que você acha que capturam o sentimento do seu projeto. Uma vez que você tenha o seu material, organize-o de forma esteticamente agradável – não há certo ou errado aqui, apenas faça o que parecer melhor para você. Por fim, dê um título ao seu moodboard que reflita fielmente o seu conteúdo.
Quando se trata de usar moodboards de forma eficaz, existem algumas coisas importantes a serem consideradas. Primeiro de tudo, não tenha medo de alterar ou atualizar o seu moodboard à medida que o seu projeto avança – ele deve ser um documento fluido que evolui junto com o seu trabalho.
Por que usar um moodboard?
Como designers, usamos diversas ferramentas para ajudar a expressar nossas ideias para nossos clientes. Uma das maneiras mais populares de fazer isso é criar um moodboard.
Mas o que é um moodboard? Um moodboard é uma coleção de imagens, texturas, cores e outros elementos que podem ser usados para ajudar a definir o visual e a sensação de um projeto. Eles são úteis para os designers porque permitem que você explore diferentes direções de design antes de tomar uma decisão final. Além disso, os moodboards também são úteis para os clientes, pois permitem que eles vejam várias ideias de design juntas e forneçam feedback sobre o que eles realmente gostam.
Existem muitas maneiras diferentes de criar um moodboard, mas hoje vou mostrar como usar o Canva para criar um. O Canva é uma plataforma de design gráfico online que é gratuita para usar e muito fácil de aprender. Além disso, há vários templates prontos que você pode usar para criar seu moodboard, o que significa que você pode ter um olhar profissional sem gastar muito tempo ou esforço.
Como usar um moodboard?
Os moodboards são uma ótima ferramenta para qualquer pessoa que esteja criando um projeto, seja ele de design, moda, decoração ou até mesmo um novo produto. Mas como usar um moodboard da maneira correta para que ele seja eficaz?
Para começar, é importante ter em mente o objetivo do seu moodboard. Você está criando um para inspiração ou para mostrar a um cliente? Se for o segundo caso, você precisará ser mais específico na hora de escolher as imagens e os textos. Não é necessário colocar todos os elementos do seu projeto no moodboard, mas sim aqueles que farão parte da identidade visual.
Uma das maneiras mais fáceis de começar um moodboard é procurando imagens em sites como o Pinterest ou o Google Images. Outra opção é criar uma pasta no seu computador com imagens que você já tenha salvado anteriormente. Depois de reunir algumas imagens, é hora de começar a organizá-las.
Primeiro, tire todas as imagens que não têm a ver com o tema do seu projeto. Depois, organize as imagens restantes por cores, formas e outros elementos visuais. Você pode usar papéis coloridos para separá-las ou fazer grupos no Photoshop ou no Illustrator.
Quando você tiver as imagens organizadas, é hora de começar a pensar em como elas vão ser dispostas na página. Uma boa dica é começar do meio e ir para os extremos, preenchendo os espaços vazios com as imagens que sobraram.
Por último, mas não menos importante, escolha um bom título para o seu moodboard. Algo que represente bem o tema do projeto e incentive as pessoas a ver todas as imagens.