A busca pela melhor organização financeira não possibilita apenas uma qualidade de vida maior no presente, como também ajuda na vida em longo prazo. Afinal, quem não deseja curtir a aposentadoria e viver de renda sem precisar trabalhar?
Existem diferentes maneiras de viver de renda, umas com mais aporte financeiro e outras com menos. De modo geral, uma das maneiras mais populares é comprar um apartamento e colocar para alugar.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é e como é possível viver de renda. Confira diferentes tipos de investimentos capazes de proporcionar renda mensal ou anual.
O que é viver de renda?
Ao contrário do que muitos pensam, viver de renda não é uma tarefa simples, requer muito estudo, dedicação e cuidados. Afinal, é uma maneira de viver sem precisar trabalhar diariamente para obter uma remuneração.
Com isso, a prática está diretamente ligada à renda passiva, ou seja, aquela que não necessita de esforço físico. Sendo assim, antes dos avanços tecnológicos e do surgimento de novos tipos de investimentos, comprar bens era a melhor estratégia.
Portanto, adquirir um apartamento, uma casa ou salas para alugar é uma das formas de viver de renda mais tradicionais. Após um grande aporte financeiro, mensalmente você recebe um valor de aluguel e ainda espera pela valorização do bem.
O ponto principal para viver de renda é investir de maneira inteligente, para que de maneira segura e eficaz você possa receber uma renda a longo prazo. Viver de renda é um trabalho duradouro, uma construção de patrimônio capaz de suprir as necessidades.
Como começar a viver de renda?
A organização é crucial para tornar o sonho de viver de renda realidade. Por isso, antes de saber quanto você deseja de renda passiva, analise as condições financeiras que você possui atualmente.
Afinal, o valor de renda passiva é proporcional ao valor de investimento que você tem à disposição. Portanto, caso tenha pouco dinheiro para investir, é possível que o valor para viver de renda estipulado não seja alcançado.
Com isso, quanto mais cedo as pessoas tiverem conhecimento sobre a importância de juntar e investir dinheiro, melhor tende a ser o rendimento a longo prazo. Logo, o tempo é o maior aliado para quem deseja viver de renda.
Portanto, desde cedo tente separar uma parte da sua remuneração para o seu futuro, além de produzir uma reserva de emergência.
De modo geral, para começar com a prática é preciso definir quanto deseja receber, a frequência, ou seja, mensal, semestral ou outra e quanto tem disponível para investimento.
Viver de renda: reserva de emergência e dívidas quitadas
Já ficou claro que a possibilidade de viver de renda passa pelo entendimento completo sobre as finanças pessoais, não é mesmo? No entanto, dois pontos fundamentais precisam ser levados em consideração: a reserva de emergência e as dívidas.
O investimento em uma reserva de emergência deve ser o foco de todas as pessoas, isso porque é ela que vai auxiliar em momentos de crise, como desemprego ou doença. A regularidade de investimentos é muito mais importante que grandes aportes.
Por isso, coloque pequenas porcentagens da sua renda ativa em investimentos de baixo custo e uma rentabilidade segura. O importante da reserva é que ofereça rápida retirada e um valor para enfrentar os diversos imprevistos de uma vida pessoal ou profissional.
Ter as dívidas quitadas além de ser uma maneira de aumentar os aportes financeiros também é fundamental para evitar gastos desnecessários. Portanto, antes de decidir investir para viver de renda, quite as dívidas.
Essa iniciativa vai fazer com que a renda passiva tenha o uso exclusivo para as contas pessoais durante uma aposentadoria, por exemplo. O que torna o valor necessário para uma boa qualidade de vida.
Como viver de renda?
Agora que você sabe o que é e como iniciar o processo para viver de renda, confira algumas das principais maneiras para alcançar esse objetivo. Vale destacar que todas elas são necessárias muito estudo e auxílio de profissionais capacitados.
1- Compra de imóveis
Como citado anteriormente, a compra de imóveis é uma estratégia antiga de viver de renda, mas que ainda pode ser bastante importante. Portanto, procure entender as possibilidades financeiras e linhas de crédito à sua disposição.
Após o entendimento sobre os valores disponíveis, encontre os melhores investimentos para o valor de renda passiva que você deseja. Ou seja, você pode decidir aplicar o valor em pequenas compras de salas para alugar ou uma grande compra de um apartamento.
O importante nessa estratégia é que as condições de pagamento e estudo sobre rentabilidade a longo prazo sejam muito bem feitas. Afinal, você deseja aumentar seu patrimônio e rentabilizar em cima dele.
Logo, analise as condições do local que deseja comprar, índice de desenvolvimento do bairro, proximidade com supermercados, shoppings e outras lojas. De modo geral, todas as informações que visam valorizar o imóvel para aluguel ou venda.
2- Fundos de investimentos
As diferentes empresas ou instituições financeiras têm buscado cada vez mais aumentar a variedade de investimentos para seus clientes. Por isso, com a ajuda de profissionais da área, procure investir seu dinheiro para obter ganhos de curto e longo prazo.
Investimentos em fundos imobiliários é uma boa estratégia para viver de renda e sem a necessidade de grande investimento em imóveis. De modo geral, o importante é investir em uma carteira de ativos diversificada e com bom retorno financeiro.
Conclusão
Ao longo do texto foi possível entender que para viver de renda é preciso muito mais que apenas dinheiro e sim organização financeira. Por isso, é fundamental entender a renda atual e investir em reserva de emergência.
Após o conhecimento profundo sobre as reais necessidades mensais de cada pessoa e término das dívidas é possível investir a longo prazo. Vale ressaltar que o tempo é o principal aliado para quem deseja aplicar a estratégia, então comece o quanto antes.
Agora que você já sabe algumas dicas para viver de renda, é a sua vez de começar a juntar o seu dinheiro para melhorar a qualidade de vida a longo prazo. Invista seu tempo para obter novos conhecimentos sobre como economizar dinheiro.