Os potes de plástico são itens essenciais quando falamos em organização de cozinhas. Feitos com injeção plástica, esses utensílios são muito versáteis e simples de usar, principalmente devido à fabricação dos moldes de injeção. Contudo, por mais que sejam práticos, dependendo do caso podem ocupar muito espaço e, muitas vezes, são a principal causa da bagunça nos armários. Principalmente pela correria do dia a dia, sabemos que pode ser difícil manter tudo sempre arrumado.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 7 dicas práticas de como organizar seus potes de plástico. Vamos lá?
Considere o uso
O primeiro ponto que precisa ser considerado é o uso dos potes de plástico. Afinal, é difícil que você use todos eles e, provavelmente, possuiu quantidade muito maior do que a necessária, o que também contribui para a bagunça. Sendo assim, retire todos os potes do armário e separe aqueles que mais utiliza e os que estão guardados apenas para ocuparem espaço. Além disso, jogue fora os de sorvete, pois sempre acabam ficando jogados e nunca usados.
Guarde os potes com as tampas
Para evitar bagunça e garantir agilidade no dia a dia, o ideal é que você guarde os potes junto com suas respectivas tampas, sejam elas por baixo ou próximas a eles. Além disso, na hora que estiver separando os itens, se tiver algum sem tampa, é melhor jogar fora. Isso porque, na maior parte das vezes eles não são úteis e muito menos funcionais. Afinal, sempre que guardamos algo na geladeira ou armário precisamos tampar o pote, certo?
Separe uma parte do armário para eles
Outra dica importante é definir um local para guardar os potes de plástico. De preferência, separe uma ou duas prateleiras ou nichos dentro dos móveis da cozinha, lembrando de não misturar com panelas, tapetes ou louças. Se quiser, também pode separar um gavetão e usar divisórias para manter tudo em ordem. Com isso, não precisa perder tempo procurando determinado pote, além de manter a organização das outras áreas em dia.
Otimize o espaço
Se você tem pouco espaço, uma boa tática é guardar os potes menores dentro dos maiores, sendo uma estratégia bastante antiga, mas muito funcional no dia a dia. Dessa forma, você consegue economizar espaço nas gavetas ou nichos, além de facilitar na hora de manusear os potes.
Evite guardar os potes tampados
Guardar os potes tampados não é uma boa opção, pois eles acabam ocupando muito mais espaço. Além disso, dependendo do caso podem até mesmo ficar com cheiro ruim. Portanto, uma boa alternativa é enfileirar as tampas e ordená-las de acordo com os tamanhos. Com isso, é mais fácil encontrar o que precisa quando necessário.
Organize por formato e tamanho
Outra alternativa para organizar seus potes de plástico é analisar o espaço, a fim de escolher a forma mais adequada para armazená-los. Inclusive, é importante considerar as medidas e formatos durante a arrumação. Com isso, é mais fácil de encaixá-los e manter a organização em dia.
Utilize caixas organizadoras
As caixas organizadoras não têm esse nome à toa, sendo excelentes opções para quem quer organizar os potes de forma inteligente na cozinha. Elas podem ser encaixadas dentro da despensa e cada uma irá armazenar um tamanho específico de pote. Outra forma ainda é deixar uma caixa para as tampas e outras para os potes. Além disso, não se esqueça de etiquetá-las para facilitar na hora de encontrar.
Divida os potes conforme o uso
Por fim, você ainda pode categorizar os potes e separá-los de acordo com o uso. Por exemplo, os potes para arroz em um lugar, os de feijão em outro, os da marmita em outro e assim por diante.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que será muito mais fácil organizar seus potes de plástico. Lembre-se que para manter a organização em dia, o ideal é sempre guardar o pote no mesmo lugar e da mesma maneira que estava. Caso contrário em apenas alguns dias toda a bagunça volta a fazer parte da cozinha. Portanto, é melhor perder alguns segundos no dia, do que precisar separar uma hora para organizar tudo de novo.