Os equipamentos e aparelhos que você tem em casa facilitam bastante a sua rotina, não é verdade? Por isso, é muito chato — para não dizer irritante — quando eles apresentam algum tipo de problema. É até possível se precaver desse incômodo caso você tenha um kit instalação reserva à disposição, mas o ideal é garantir que o funcionamento do aparelho seja preciso e duradouro.
Portanto, o que você pode fazer para garantir isso? Abaixo, conheça alguns conselhos para conservar os eletrodomésticos da sua casa por mais tempo, evitando problemas no funcionamento.
Fogão
Coração da cozinha, o fogão é um eletrodoméstico que precisa de vários cuidados para funcionar bem por vários anos. Tudo começa pela limpeza regular das bocas e grelhas, que impedem o acúmulo de gordura e outros resíduos de alimentos, além de evitar a obstrução dos queimadores. Para isso, use produtos de limpeza específicos para fogões e fornos, não utilizando em nenhum momento produtos abrasivos.
Caso seu fogão seja a gás, verifique regularmente se há vazamentos. Um velho truque, mas bastante efetivo, é utilizar água com sabão nas conexões de gás para detectar possíveis vazamentos, sendo que, se aparecerem borbulhas na espuma do sabão, é sinal de que o gás está vazando.
Já em relação ao forno, tome cuidado para que a gordura não acumule em suas paredes internas, algo que também é feito com a limpeza regular. Aproveite para checar as borrachas de vedação, substituindo-as caso estejam desgastadas ou danificadas.
Geladeira
O primeiro cuidado em relação à geladeira é a realização da limpeza do seu interior regularmente. Nesse processo, deve-se evitar o uso de produtos de limpeza abrasivos, capazes de danificar as superfícies internas. Ao invés disso, dê preferência para uma solução de água e bicarbonato de sódio, utilizando um pano úmido para fazer a limpeza. Enxágue-o e depois passe-o novamente para retirar a solução aplicada. Não se esqueça de também higienizar as borrachas de vedação, garantindo que esta continue evitando a entrada de ar quente.
No caso do freezer, muitas geladeiras contam com a função do degelo automático, responsável por fazer essa higienização. Se a sua geladeira não for uma dessas, o descongelamento manual regular deve acontecer para evitar o acúmulo excessivo de gelo, algo que pode comprometer a eficiência do aparelho.
Tenha atenção também quanto ao posicionamento da geladeira. Preferencialmente, ela deve ficar em um local arejado e longe de fontes de calor, como janelas ensolaradas ou fogões. Certifique-se de que há um espaço de ventilação ao seu redor para que o motor não superaqueça.
Micro-ondas
Bastante versátil e um facilitador no dia a dia, o micro-ondas também necessita de cuidados importantes. Tal como outros itens desta lista, a limpeza interna dele é importante para evitar o acúmulo de resíduos de alimentos, que podem gerar odores e afetar o seu funcionamento. Essa higienização deve ser feita com uma solução de água e vinagre.
Os cuidados durante o uso também são essenciais. Sempre cubra os alimentos com a tampa própria ou um papel-toalha para evitar respingos no interior dele. Use apenas recipientes adequados, caso da cerâmica, vidro e plásticos, seguros para o aparelho. Por outro lado, jamais coloque recipientes metálicos, que podem causar faíscas e danificar o micro-ondas. Não crie o hábito de utilizar o aparelho por longos períodos sem interrupção, pois isso pode causar superaquecimento e danificar seus componentes internos.
Máquina de lavar
A máquina de lavar faz um dos trabalhos mais pesados de uma residência, de modo que cuidar bem dela é fundamental. Sempre fique atento ao filtro, fazendo a limpeza regular dele para que não haja o acúmulo de fiapos e detritos. Ao lavar a roupa, evite problemas utilizando detergentes específicos para esse tipo de lavagem, além de evitar o uso excessivo de sabão.
A sobrecarga de roupas pode ser um problema para o aparelho, causando o desgaste do motor e outros componentes internos. Para que você não tenha empecilhos, siga as recomendações do fabricante quanto aos ciclos de lavagem e à quantidade de roupa permitida, atitude que colabora para preservar os componentes por mais tempo. Sempre que finalizar a lavagem, deixe a porta ou a tampa da máquina aberta para permitir a circulação de ar e impedir o surgimento de mofo e outros odores desagradáveis.