A área de lazer já era um espaço muito valorizado, mas com a pandemia do COVID-19 ela ganhou ainda mais destaque, visto que as pessoas começaram a valorizar ainda mais a qualidade de vida. Inclusive, muitos que procuram uma casa ou apartamento avaliam minuciosamente esse espaço antes de fechar o negócio com a imobiliária.
Sendo assim, além do espaço em si, existem diversos elementos que podem ser usados em sua composição, a fim de promover beleza, aconchego e conforto. Nesse sentido, o vaso é um item bastante versátil, servindo para abrigar as plantas, guardar objetos, como fonte de água corrente ou simplesmente para decorar o espaço. Mas, para isso, é importante escolher uma peça de boa qualidade e durabilidade, o que sabemos não ser tão simples.
Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar 5 dicas de como escolher o vaso ideal para sua área externa.
Escolha vasos que sejam destaque
O primeiro passo é observar sua área de lazer com atenção e escolher vasos que valorizem o ambiente. Por exemplo, se o espaço for mais neutro, com móveis claros ou de madeira, os vasos devem ter alguns toques de cor, a fim de promover alegria ao ambiente. No entanto, é importante que o uso seja em alguns pontos e com parcimônia, pois assim você cria um ambiente alegre e ao mesmo tempo elegante.
É importante ter em mente que, assim como o Seat Garden, os vasos são incríveis para oferecer uma atmosfera sofisticada, sendo que uma boa dica é investir em vasos de cerâmica verificada, como os vietnamitas, que são charmosos, elegantes e diferenciados. Além disso, estão disponíveis em diversos tamanhos no mercado.
Observe o tamanho e a proporção no ambiente
Falando em tamanho, as medidas do vaso precisam ser escolhidas de acordo com o ambiente, visto que a peça precisa ser proporcional. Por exemplo, áreas externas com piscina e jardim, ou até mesmo ambientes de lazer internos com pé direito alto, comportam vasos bem maiores.
Por outro lado, cômodos menores devem abrigar vasos que tenham um tamanho reduzido, mas não que isso signifique que sejam menos bonitos ou luxuosos.
Inclusive, vale lembrar também que existem conjuntos disponíveis no mercado, que oferecem vasos do mesmo estilo em diferentes tamanhos. Com isso, você consegue criar uma área de lazer harmônica, confortável e aconchegante. Mas, lembre-se que esses objetos precisam combinar com o restante da decoração.
Atente-se para a escolha do material
Não podemos deixar de lembrar ainda que o material do vaso para a área de lazer é um dos pontos mais importantes. A boa notícia é que há uma grande variedade para comprar, desde itens de plástico até cimento, mas é necessário analisar alguns detalhes.
Por exemplo, os vasos para área externa devem ser resistentes às ações do tempo, mas não somente em relação à estrutura. Ou seja, também precisam ficar com a cor e aparência originais intactas, mesmo quando expostos ao vento, chuva e sol.
Um bom exemplo são os vasos vietnamitas originais, feitos com cerâmica de alta resistência e esmalte que nunca descasca. Agora, para áreas internas, é possível utilizar outros materiais, como plástico, vidro, etc.
Observe o formato
O formato do vaso também merece atenção, pois ele deve estar de acordo com a decoração e também função. Por exemplo, se deseja que ele comporte plantas, é importante que ele seja proporcional ao crescimento e desenvolvimento da espécie, considerando inclusive sua raiz. Uma boa dica é observar o tamanho da copa, pois o tamanho da raiz será praticamente o mesmo.
Mas, se preferir, basta perguntar a estimativa de crescimento da planta e profundidade da raiz para o especialista na loja em que está a adquirindo.
Além disso, o formato também deve seguir o estilo decorativo. Por exemplo, em ambientes minimalistas, os vasos devem ter menos detalhes, com mais linhas retas, geométricas e cores neutras. Por outro lado, nas áreas de lazer, que têm uma decoração mais livre, é possível ousar um pouco mais.
Valorize o ambiente
Por fim, mas não menos importante, é possível utilizar os vasos para criar cenários incríveis em sua área de lazer. Sendo assim, é hora de colocar sua criatividade para funcionar, dispondo as peças em nichos de paredes, em suportes, prateleiras, ao lado de sofás e poltronas ou até mesmo em cima da mesa de centro.
Então, agora que você sabe como escolher o vaso ideal para sua área de lazer, já pode colocar em prática nossas dicas e iniciar sua pesquisa. É muito importante considerar todos os pontos que citamos, assim como ter um bom planejamento. Isso porque, ainda que sejam detalhes, os vasos chamam atenção e precisam estar em harmonia com o ambiente. Da mesma forma, é fundamental que sejam de boa qualidade, a fim de garantir a durabilidade da peca no longo prazo.