As danças folclóricas são uma expressão cultural rica e diversificada, refletindo a história e as tradições de diferentes regiões. Elas são realizadas em festivais, celebrações e eventos comunitários, proporcionando uma experiência única para quem as assiste.
Se você está planejando explorar essas manifestações culturais em suas viagens, pode ser interessante considerar onde se hospedar para aproveitar ao máximo a experiência.Veja mais sobre hospedagens por aqui enquanto descobre as danças que cada região tem a oferecer.
Conheça quais são as danças folclóricas tradicionais de norte a sul do Brasil
Quem busca uma verdadeira imersão quando o assunto são danças folclóricas precisa arrumar as malas e partir para conhecer o Paraná, Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, porque por lá, a influência dos imigrantes europeus que vieram tanto de Portugal como da Alemanha e da Itália para o Brasil na época da colonização ainda é bem marcante.
Porém, quem deseja conhecer toda essa cultura, mas com outro destino pode escolher o Mato Grosso do Sul, São Paulo ou os estados da região nordeste, porque as danças folclóricas também estão muito presentes.
Chula gaúcha
Entre as danças folclóricas que são muito tradicionais no sul do Brasil é a chula gaúcha. Ela é dançada por homens, pois foi inserida na cultura da região pelos tropeiros. As coreografias são feitas ao som da gaita gaúcha e um bastão feito de madeira é colocado no chão para que os participantes sapateiam e deem pulos em torno dele. A dança é quase uma disputa, porque o objetivo é fazer mais passos do que o participante anterior. A prática é muito comum no estado do Rio Grande do Sul, mas tem como origem Portugal.
Os participantes têm uma vestimenta tradicional gaúcha que consiste em:
- botas de cano mole, mas com esporas grandes
- bombacha
- guaiaca
- camisa que deve ter uma única cor
- lenço de seda que deve ser colocado tanto no chapéu com pescoço
- colete ou faixa na cintura.
Vaneira
A Vaneira foi uma dança que veio para o Brasil trazida pelos alemães, porém sua origem é cubana, pois ela é muito tradicional nos salões cubanos. Ela é dançada conforme o ritmo da música, mas conta com elementos que são comuns na valsa.
Ela é dividida de três maneira diferentes que são:
- Vaneirinha: ela é dançada em um ritmo mais lento
- Vaneira: a dança acontece no ritmo tradicional
- Vaneirão: o ritmo da dança é mais acelerado.
Além do Rio Grande do Sul, ela ainda é comum no Paraná e Santa Catarina que são estados da região sul do Brasil, mas é comum também no estado do Mato Grosso do Sul.
Dança Mazurca
Apesar de ser muito comum tanto no Paraná como em Santa Catarina, porque essa dança foi trazida pelos imigrantes poloneses, ela também é muito comum na cidade de Manari, que fica no estado de Pernambuco. Ela é tão importante na cultura local que aparece até mesmo na música que Luiz Gonzaga fez em parceria com Raymundo Granjeiro.
O compasso da música é ternário o que faz com que ela tenha um tempo mais forte e os demais fracos, porém seu andamento é moderado e é preciso que pares sejam formados para que a dança aconteça, porque um segura a mão do outro e vão se movendo em meio a pista.
Chimarrita
A chimarrita é mais uma das danças folclóricas bem tradicionais no estado do Rio Grande do Sul. Ela que é originária de Portugal, foi trazida para o Brasil ainda no século XVIII.
Mas engana-se quem pensa que ela é só tradicional na região sul, porque além dos estados de Santa Catarina e Paraná, a dança também é comum em São Paulo, na Argentina e no Uruguai.
A dança precisa de um casal que precisará fazer vários movimentos que envolvem palmas e sapateados em meio a uma fila. Os trajes comuns são:
- camisa social
- colete
- calças folgadas e longas
- chapéu rancheiro
- bota de cano longo
- lenço vermelho no pescoço
Dança das fitas
Como o próprio nome sugere, a dança das fitas nada mais é do que uma dança que tem como objetivo fazer diferentes desenhos com as fitas enquanto elas são enroladas em um mastro que tem cerca de três metros. As fitas tem todas as cores e podem participar tanto homens quanto mulheres.
Ela figura na lista de danças folclóricas, porque veio para o Brasil, trazida da Europa com o objetivo de fazer uma reverência às árvores, porque elas após o inverno, vão anunciando a chegada da primavera e as fitas coloridas mostram o renascimento das árvores.
Muito tradicional na região sul, a dança das fitas também está presente na cidade de Ubatuba, no litoral de São Paulo. Isso porque, era comum ainda nas décadas de 20 e 30 moradores da cidade irem até o porto de Santos para vender seus produtos e lá conheceram essa dança e levaram para a cidade o que até hoje é uma tradição local.
Quadrilha brasileira é uma das danças folclóricas mais comuns em todo o país
Entre as danças folclóricas comuns no Brasil, a quadrilha é sem dúvida alguma figura entre as principais. As danças acontecem normalmente nos meses de junho e julho quando acontecem as festas juninas.
Apesar de ser tradicionalmente no país, ela tem sua origem na Europa, porém foi sofrendo muitas influÊncias nordestinas com o passar do tempo, mas também africana e indigena. Por aqui, a quadrilha chegou junto com a família real portuguesa e mais os escravos europeus que vieram depois da publicação da lei Eusébio de Queiroz.
Nesta época, a dança era muito comum tanto no Rio de Janeiro como em Salvador, mas ela foi se popularizando e hoje está presente não só na região nordeste do Brasil como também em em diversas cidades do interior.
Conclusão
As danças folclóricas retratam a história e a cultura do nosso país. Quem deseja conhecer mais sobre cada região pode aproveitar a oportunidade para participar dessas celebrações que são verdadeiros espetáculos.
Basta só escolher a dança que deseja ver de perto, selecionar o destino e curtir não só a festividade como todos os atrativos que o destino reserva!