Está querendo saber sobre como contratar jovem aprendiz? Então é só conferir os próximos parágrafos que iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito desse tema.
A cada dia que passa, os mais jovens estão em busca de novas oportunidades, até mesmo para que possam crescer dentro de uma empresa.
Nesse sentido, acaba sendo comum se perguntar sobre como contratar jovem aprendiz. Mas, para facilitar esse processo, iremos explicar tudo no decorrer deste artigo. Confira!
O que é um Jovem Aprendiz?
Em suma, o Programa Jovem Aprendiz nada mais é que um programa criado pelo Governo Federal do Brasil que tem como objetivo proporcionar aos jovens entre 14 e 24 anos de idade, a oportunidade de iniciar sua carreira profissional por meio de uma formação técnico-profissional e atividades práticas em empresas.
O programa foi criado com a Lei nº 10.097/2000, que estabelece que as empresas de médio e grande porte devem contratar uma porcentagem mínima de jovens aprendizes em relação ao número total de funcionários, que varia de 5% a 15% dependendo do porte da empresa.
A contratação de jovens aprendizes é uma forma de cumprir com a cota de empregos reservados para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além do mais, também acaba sendo uma maneira de contribuir para a formação e desenvolvimento profissional desses jovens.
Os jovens aprendizes têm um contrato de trabalho especial, com carga horária máxima de seis horas diárias.
Fora isso, eles também recebem um salário mínimo proporcional ao número de horas trabalhadas, além de terem direito a benefícios como vale-transporte e férias remuneradas.
Durante o período de contrato, que pode durar de um a dois anos, o jovem aprendiz recebe formação teórica em uma instituição de ensino técnico e prática em uma empresa parceira, onde pode aprender habilidades e conhecimentos específicos da área de atuação.
O programa é uma oportunidade para os jovens iniciarem sua carreira de forma mais sólida e com mais chances de sucesso, por exemplo.
No entanto, eles também podem ter acesso a conhecimentos e habilidades que podem ser importantes para sua vida profissional e pessoal no futuro.
Como contratar jovem aprendiz?
Para saber como contratar jovem aprendiz, existem algumas dicas bem simples, práticas e eficazes. Dentre elas, podemos mencionar as seguintes:
Buscar uma instituição de ensino técnico parceira
A empresa precisa estabelecer parcerias com instituições de ensino técnico para fornecer a formação teórica aos jovens aprendizes.
Mesmo porque, a melhor maneira de como contratar jovem aprendiz é tendo um contato direto com instituições de ensino, certo?
Sendo assim, é necessário verificar se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação e se oferece o curso que atenda às necessidades da sua empresa.
Divulgar as vagas
Não há como contratar jovem aprendiz se você não divulgar essa vaga. Ainda que não tenha uma instituição de ensino parceira, você pode sim divulgar em outro lugares.
A sua empresa pode divulgar as vagas de jovem aprendiz em seu site, redes sociais, em anúncios em jornais ou em outros canais de divulgação.
Contudo, é de grande importância que a sua empresa deixe claro quais são os requisitos e qualificações necessárias para a vaga.
Realizar o processo seletivo
Assim que fizer a divulgação das vagas, a empresa deve realizar um processo seletivo para escolher os jovens aprendizes.
Nesse sentido, o processo seletivo pode incluir entrevistas, testes e análise de currículo.
Formalizar o contrato de trabalho
Por fim, ao fazer a escolha dos jovens aprendizes, a empresa deve formalizar o contrato de trabalho, que deve seguir as regras estabelecidas pela legislação trabalhista.
A nossa dica nesse caso é que você simplifique sua rotina com a assinatura eletrônica. Apenas tenha em mente que o contrato deve ser registrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do jovem aprendiz.
A contratação de jovens aprendizes deve ser realizada com responsabilidade e comprometimento.
A empresa deve oferecer condições adequadas de trabalho e de aprendizado, além de cumprir com as obrigações trabalhistas e fiscais relacionadas aos jovens aprendizes.