Embora a Adobe possa ser a melhor escolha de edição de vídeos para a maioria dos cineastas independentes, produtoras, iniciantes e até mesmo editores de vídeo iniciantes, a taxa de assinatura de $50/mês é suficiente para afastar algumas pessoas.
Hoje, vamos mergulhar em algumas ferramentas de edição de vídeos disponíveis no mercado. Vamos lá.
DaVinci Resolve
Incrivelmente poderoso e intuitivo. Há uma mudança significativa no circuito indie em relação ao Resolve. Devido à sua disponibilidade e confiabilidade, a Wecut viu um aumento considerável nos criadores mudando para o Resolve. E, é claro, não se esqueça que a versão de estúdio premium do software vem com quase todos os Produto Blackmagic.
O Resolve é conhecido principalmente por ser um plataforma de correção e classificação de cores. O software colocou um foco principal na página de edição, tornando-o mais fluida e responsiva com vários novos recursos de edição que poderiam parecer rivais do Premiere Pro.
Então, ano após ano, DaVinci Resolve começou a introduzir várias novas páginas. De um conjunto totalmente funcional de estúdio Fairlight a uma inclusão lite de Fusion para VFX e motion design.
A versão nova do DaVinci Resolve fornece muitos novos recursos, atualizações e ajustes para torná-lo um dos melhores pacotes de produção completa disponíveis.
Prós:
- Incrível software de correção e classificação de cores padrão da indústria dentro do programa
- Ele fornece todas as ferramentas necessárias para fazer uma edição profissional em um programa
- Sem assinatura mensal ou custo inicial
Contras:
- Uma curva de aprendizado íngreme e, às vezes, difícil de entender.
- O Motion Design no Fusion não corresponde ao After Effects
Final Cut Pro X
Final Cut Pro X é historicamente o principal concorrente do Primeiro Pro no mercado.
Final Cut Pro é uma plataforma de edição sólida e simples. Pode ser considerado “iMovie Plus,”, mas tem alguma potência séria por trás de seu exterior simples e amigável. Uma das minhas partes favoritas sobre o Final Cut é sua capacidade de realizar tarefas de edição complicadas e condensá-las em um efeito de arrastar e soltar incrivelmente fácil de usar.
Prós:
- Fácil de aprender e pegar para iniciantes
- UX incrivelmente limpo e intuitivo
- Excelente para lançar um projeto rapidamente
Contras:
- Disponível apenas no Mac
- Organização desordenada para digitalização através de clipes e para projetos de grande escala
Preço único: $359,99
Movavi Video Editor
Movavi Video Editor é provavelmente o programa mais próximo do Premiere que você encontrará. É extremamente intuitivo, a escolha certa para muitos editores que gostam da simplicidade.
Movavi Video Editor também oferece a sua versão pro, que fornece uma infinidade de diferentes efeitos e programas. Se você quiser saber mais sobre o software, eles têm uma página no facebook extremamente ativa com tutoriais e orientações de seu programa.
Prós:
- Disponível versão gratuita para usar, divertido programa de edição, perfeito para iniciantes
- Capacidade de fazer alguns efeitos emocionantes e profissionais com orientações guiadas
Contras:
- Versão Free, possui marca d’água.
Vegas Pro
Vegas é um software completo com todos os recursos necessários. Mas, para ser honesto, mesmo com sua nova atualização, ainda parece que foi preso em 2015. O UX é desajeitado, e o design do programa parece desatualizado. Ainda assim, é usado em todo o mundo como um editor.
O preço é bastante íngreme para um programa menor (especialmente quando você tem Movavi Video Editor disponível para free), mas ainda é uma opção sólida ao fazer compras em torno de seu novo programa.
Em comparação com o Premiere Pro, Vegas não possui algumas das capacidades do Premiere, mas aqueles que o mantiveram até agora são carona ou morte.
Vegas Pro está agora disponível em três pacotes, pode ser pago através de uma assinatura mensal ou comprado de imediato. Cada um dos pacotes tem como alvo um tipo específico de cineasta/editor.
Abaixo está um detalhamento do que cada pacote oferece . . .
- Vegas Editar: $12.99 Mensal / $249 Licença Completa
Destinado a novos editores de vídeo ou aspirantes a cineastas. Vegas oferece o básico de tudo o que você precisa para começar. Você receberá 20GB de armazenamento em nuvem e vinte downloads de vídeo ou clipe de áudio royalty-free por mês, se você escolher a opção de assinatura.
- Vegas Pro: $19.99 Mensal / $399 Licença Completa.
Smack bang no meio é Vegas Pro, oferecendo ferramentas mais profissionais. Seu público-alvo são criadores de conteúdo online, influenciadores e cineastas.
Você terá 50GB de armazenamento em nuvem, acesso ilimitado a vídeos e biblioteca de áudio royalty-free de Vegas, além de acesso ao software de chaveamento chroma Primatte. Escolha o método de pagamento da assinatura.
- Vegas Post: $29.99 Mensal / $599 Licença Completa
Este é o nível mais caro e mais alto da programação. É destinado a cineastas e editores profissionais. Este é o pacote completo.
Ele oferece tudo, desde o pacote Pro, mas agora 100GBs de armazenamento em nuvem (disponível com uma assinatura), vídeo e áudio 4K livre de royalties, efeitos Vegas para efeitos visuais e compostagem, Vegas Image para edição de imagem bruta e Vegas Stream para produção ao vivo.
A atualização mais recente trazida para o Vegas são as simplificações de interfaces, ferramentas interessantes de ajuste de cores, suporte para Blackmagic RAW e fala de texto. Estes ajudaram a melhorar e atualizar Vegas em um pacote de software mais completo.
Prós:
- Programa ideal para usuários legados de Vegas
- Programas intuitivos de classificação de cores
Contras:
- UX desajeitado e desatualizado
- Não tão pesado como outros em sua categoria
Conclusão
Ok, então agora que você sabe todas as opções, é hora de olhar para esses vários prós e contras e considerar o que você precisa como editor.
Lembre-se de escolher um editor de vídeo de código aberto compatível com o seu gosto. Você deve um software que aceita vários formatos de arquivo de vídeo, como MP4, AVI, MKV, MPEG-2, e permite cortar, participar, transcodificar, aplicar filtros, inserir fluxo de áudio etc. Mas se você precisar executar algumas tarefas avançadas, como transições, estará melhor com uma ferramenta como o Adobe Premiere Pro.