Não faltam boas opções para quem deseja viver em um novo local. No entanto, antes de “bater o martelo”, é interessante analisar alguns pontos. Já contamos quais são eles
Encontrar uma boa região para morar é uma tarefa desafiadora. Afinal, ao longo desse processo devemos analisar vários fatos importantes e que, ao longo do tempo, irão impactar completamente em nossa qualidade de vida e bem-estar. Logo, investir em uma localização que consiga atender às nossas necessidades é primordial.
Entretanto, com tantas opções disponíveis no mercado imobiliário, é comum ficarmos em dúvida. Ainda mais, se você encontrar alternativas atrativas, com excelentes opções de lazer ao redor e um excelente custo-benefício nas despesas do dia a dia. Afinal, você pretende comprar uma casa em um condomínio fechado em Santos, ou então, prefere se mudar para o interior?
As possibilidades são muitas, sabemos bem. No entanto, nada de preocupação. Pensando em te ajudar nessa tarefa, listamos alguns pontos-chave que podem tornar essa tomada de decisão muito mais simples e assertiva. Para saber mais, é só continuar acompanhando o post e conferir as recomendações que preparamos especialmente sobre o assunto. Vamos lá?
Saiba o que é prioridade
Antes de tudo, é essencial saber quais são as suas prioridades ao realizar uma mudança. Em outras palavras, aqueles critérios que mais fazem sentido para a sua rotina e estilo de vida.
A ideia é, por exemplo, conseguir morar mais perto do escritório? Ou então, estar em um bairro que tenha inúmeras opções de comércio e transporte público? O ideal é listar muito bem essas questões, para então, poder sair em busca do imóvel perfeito.
Desse modo, você conseguirá realizar uma busca minuciosa, indo “direto ao ponto” e sem perder tempo com espaços que não se encaixam em suas expectativas. Caso tenha dificuldade, a dica é elaborar uma lista com todos os elementos que são fundamentais na hora de escolher um novo lar. Vale experimentar!
Estimule um orçamento
De nada adianta encontrar a casa ou o apartamento dos sonhos se, no fim das contas, você não conseguir arcar com as despesas do imóvel. Neste momento, o ideal é considerar o seu poder de compra, analisando qual é a sua renda mensal, as suas despesas e, inclusive, elaborando um planejamento a longo prazo.
Com essa informação, você terá o suporte ideal para fazer um bom investimento, mas sem encontrar problemas no futuro. Aqui, uma dica bacana é ampliar as suas buscas pela região desejada, até encontrar uma solução que supra as suas necessidades e também caiba em seu bolso.
Considere a segurança
É claro que, para tomar a decisão mais assertiva, você também terá que pensar na segurança do bairro. Até porque, esse critério será o grande responsável por promover muito mais tranquilidade e qualidade de vida em seu dia a dia e de sua família.
Com isso em mente, verifique se o local possui uma boa iluminação, se as ruas são movimentadas, se há câmeras de segurança e, até mesmo, policiamento. Caso queira ter ainda mais confiança, converse com os vizinhos e questione se há algum histórico de violência no entorno.
Já na propriedade em si, é possível analisar se o empreendimento possui monitoramento 24 horas, cercas elétricas e outros recursos que são essenciais para evitar incidentes.
Verifique a mobilidade
Ao procurar por um imóvel, você também analisa as questões de mobilidade do bairro? Se não, este é um ótimo momento para começar a rever a sua visão. Até porque, ao analisar esse ponto, será possível evitar os deslocamentos desnecessários ao longo da semana, garantindo que você fique sempre perto de tudo o que, de fato, precisa.
Para tanto, pesquise se há boas linhas de transporte público no entorno, como pontos de ônibus e estações de trem e metrô. Em paralelo, é válido checar se as vias de acesso da região são favoráveis para quem se desloca de carro.
As vias de fluxo rápido, as vias expressas e, inclusive, as avenidas amplas são pontos positivos e que facilitam o trânsito de qualquer cidade. Fique de olho!