O Brasil é conhecido por suas belezas naturais e por sua diversidade. Por isso, viajar de carro pelo país é uma das melhores opções para explorar essas belezas. Entre os principais destinos está a Estrada Real Minas Gerais.
Passando por diferentes cidades, os caminhos oferecem muitas atrações e contam a história do país. Para viajar de carro é preciso consultar renavam pela placa e entender as condições do veículo, garantir uma viagem segura e inesquecível.
Pensando em ajudar na organização da sua viagem, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa sobre a Estrada Real Minas Gerais. Conheça os 4 caminhos possíveis e as principais cidades desse trajeto.
Estrada Real Minas Gerais: história
A Estrada Real Minas Gerais é conhecida como uma rota fundamental para o desenvolvimento econômico do país ainda no século XVIII. Ao todo soma 1.630km, passando por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na época, a então Coroa Portuguesa utilizava a Estrada Real como a principal rota para o transporte de pedras preciosas, principalmente ouro e diamante. Extraídos em terras mineiras, iam até os portos cariocas para exportação.
Até hoje, a Estrada Real conserva grande parte da cultura e história do país, com diversas igrejas e construções da época. Além disso, o caminho também reserva belezas naturais incríveis, como vistas surpreendentes e muitas cachoeiras.
Portanto, um passeio imperdível para quem deseja vivenciar um pouco da história brasileira e também ter um contato mais intenso com a natureza. Ao todo são 4 caminhos: o Caminho Velho, Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu.
Grande parte da Estrada Real se passa em Minas Gerais, com mais de 20 cidades, como Ouro Petro, São João Del Rei e Tiradentes. Já São Paulo conta com 3 cidades, são elas: Cunha, Guaratinguetá e Aparecida e o Rio tem Paraty como destino final.
Estrada Real Minas Gerais: 4 caminhos
Caminho Velho
O chamado Caminho Velho é o mais famoso e oficial, utilizado desde o século XVII. Além desse nome, ele também é conhecido como Caminho do Ouro. Tem no total 710 km e liga Ouro Preto até Paraty.
De modo geral, para realizar todo o trajeto são necessários 8 dias de viagem. Começar por Outro Preto é uma das melhores opções, por se tratar de uma cidade extremamente bem preservada e uma das principais na extração de ouro da época.
Caminho Novo
Com a necessidade de proporcionar uma maior segurança para o transporte das pedras preciosas, o Caminho Novo foi criado com o objetivo de evitar os saques dos piratas concentrados em Paraty.
Por isso, a rota liga Ouro Preto até Petrópolis, passando por mais de 15 cidades e sendo concluída em 6 dias de carro, com 515 km de distância.
Caminho dos Diamantes
A rota especializada no transporte de diamantes foi criada para facilitar o trajeto entre a principal cidade de extração da pedra, Diamantina. Por isso, o caminho liga Diamantina a Ouro Preto, com um total de 395 km e também 6 dias de viagem em média.
Caminho Sabarabuçu
Por fim, o caminho mais curto, o de Sabarabuçu, com apenas 160 km de extensão. Ele foi criado após exploradores encontraram um brilho no alto da Serra de Piedade. O trajeto conta liga Barão de Cocais a Glaura e leva 2 dois dias de viagem.
Estrada Real Minas Gerais: principais cidades
Ouro Preto
Certamente uma das principais paradas e pontos de partida dos vários caminhos da Estrada Real Minas Gerais é Ouro Preto. O que faz da cidade uma das mais visitadas do estado mineiro e santuário da rica história e cultura brasileira.
Por lá é possível encontrar uma cidade extremamente bem conservada, com várias construções centenárias. Entre os pontos mais procurados pelos turistas estão a Casa de Thomaz Antônio Gonzaga e a Casa dos Contos.
Tiradentes
Outro local muito procurado pelos turistas, Tiradentes tem como foco principal o turismo. Por isso, é possível encontrar diversos eventos durante o ano, envolvendo cultura, gastronomia e música.
Entre as principais atrações de Tiradentes, podemos destacar a Igreja Matriz de Santo Antônio e a Igreja da Santíssima Trindade. Assim como o Largo das Forras, localizado no centro histórico, com diversos bares, restaurantes e artesanatos.
Aparecida
Como grande parte dos caminhos da Estrada Real Minas Gerais possuem relações com igrejas e natureza, a cidade de Aparecida é o ponto alto. Afinal, conta com a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Certamente o grande símbolo religioso do Brasil e maior em dimensão, com mais de 140 mil m². Por conta disso, milhares de fiéis visitam a cidade durante o ano, em devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.
Paraty
Por fim temos a última cidade da Estrada Real, Paraty, considerada o principal porto brasileiro do século XVIII. Rica em histórias e construções centenárias, visitar Paraty é conhecer grande parte da história do país.
A famosa Igreja Nossa Senhora dos Remédios é um dos cartões postais da cidade. No entanto, a cidade também reserva ilhas e praias espetaculares, ideais para relaxar após longos dias de viagem pela Estrada Real.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, através da Estrada Real, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Três grandes estados do país que se interligam a vários séculos para auxiliar no transporte de pedras preciosas, como ouro e diamantes. Ao todo são mais de 1.600 km, passando por inúmeras cidades e municípios, com atrações turísticas diversas.
Para realizar o percurso existem 4 caminhos, o principal, que recebe o nome de Caminho Velho, o Caminho Novo, dos Diamantes e de Sabarabuçu. Cada um deles com uma distância diferente, com igrejas, paisagens e um pedaço da cultura brasileira.
Entre as principais cidades a serem visitadas durante os 4 caminhos estão Ouro Preto, Tiradentes, Aparecida e Paraty. Agora que você já sabe tudo sobre a Estrada Real Minas Gerais, que tal explorar as belezas e história do nosso país?