Se você já encontrou um apartamento barato para morar, é hora de começar a pensar na decoração do imóvel. Afinal, além de contribuir com a estética do local, ela também promove maior qualidade de vida aos moradores, conforto e aconchego no dia a dia. Contudo, para começar esse projeto, é importante escolher um estilo, sendo que o industrial está em alta e conquista cada vez mais pessoas.
No entanto, não é todo mundo que conhece ou sabe como decorar uma casa com esse estilo. Então, pensando em te ajudar, preparamos para o post de hoje algumas dicas importantes de como decorar seu apartamento com o estilo industrial. Vamos lá?
Concreto e tijolo à vista
Uma das principais características de um ambiente com decoração industrial é deixar aparente materiais como concreto e tijolo nas paredes. Isso porque, nas primeiras construções com esse estilo, os galpões industriais não tinham acabamentos nas paredes e os pisos eram de cimento queimado para facilitar o dia a dia dos trabalhadores.
Mas, o que antes era algo desvalorizado, hoje se tornou um verdadeiro charme. Inclusive, é possível criar diferentes composições, equilibrando e trazendo suavidade aos ambientes.
Espaços amplos e integrados
Outro ponto importante é que os espaços costumavam ser amplos, visto que os lofts eram montados nos próprios galpões industriais da época. Contudo, sabemos que hoje em dia, principalmente no Brasil, não é tão simples ou barato encontrar apartamentos muito amplos. Contudo, é possível transformar seu imóvel e integrar ambientes, visto que muitos empreendimentos permitem derrubar algumas paredes no apartamento.
Com isso, você garante sensação de amplitude e consegue integrar melhor os espaços em sua casa. Você pode integrar ambientes como copa e cozinha, cozinha e sala, sala de estar e jantar, etc.
Móveis
Os móveis que combinam com o estilo industrial devem ter um design requintado, valorizando as peças retas e modernas. No entanto, também é possível incluir algumas peças mais rústicas, feitas com madeira de demolição. Da mesma forma, o estilo promove liberdade para reciclar e reutilizar determinadas peças, como bancadas em blocos de concreto, portas antigas que viram mesas, etc.
Vigas e encanamentos aparentes
Os encanamentos e vigas aparentes também compõe a estrutura crua característica do estilo industrial. Portanto, quando colocados em evidência, instantaneamente criam uma atmosfera mais urbana e moderna na decoração. No entanto, é importante ter equilíbrio, harmonizando os metais expostos e dando vida aos ambientes com acessórios descontraídos.
Da mesma forma, se estiver construindo uma casa, as vigas aparentes misturadas com o encanamento à vista criam um ambiente ainda mais interessante. Mas, não se esqueça de incluir acessórios, como vamos explicar no tópico abaixo.
Acessórios
O estilo industrial deve ser combinado com acessórios diversos, a fim de garantir o equilíbrio da decoração e deixar os ambientes mais aconchegantes. Sendo assim, para quem quer trazê-lo para dentro de casa, é possível criar uma composição de quadros diferentes nas paredes, mudando todo o espaço, mas sem precisar realizar grandes reformas.
Além disso, bancos de metal também são ótimas pedidas, com cores vibrantes, como amarelo ou vermelho. Vale lembrar ainda que plantas são sempre muito bem-vindas, mas você deve fazer uma pesquisa para escolher uma espécie que possa ser cultivada dentro de casa.
Iluminação adequada
A iluminação é um dos elementos mais importantes em qualquer tipo de projeto, mas no industrial ela ganha um destaque ainda mais especial. Afinal, aqui as portas e janelas do imóvel são largas e amplas, permitindo o máximo de entrada de luz natural.
Além disso, também são usadas opções artificiais para deixar os ambientes mais charmosos e diferenciados, com luminárias pendentes feitas com metal, cobre ou até mesmo algumas opções mais rústicas. Além disso, prefira sempre lâmpadas amarelas, pois são mais confortáveis aos olhos e contribuem com a estética dos ambientes.
Outra opção de iluminação artificial são os trilhos de spots, que deixam os espaços ainda mais modernos.
Cores sóbrias
Devemos lembrar que a paleta de cores do estilo industrial noa é muito variada, ficando entre tons de cinza, preto e marrom. Inclusive, é importante deixar claro que o estilo pode conversar com outras cores mais vibrantes, mas elas devem estar presentes nos detalhes, como nas banquetas, almofadas, poltrona, etc. Ou seja, tons neutros devem predominar nos ambientes, mas sempre equilibrados para que não deixem o espaço pesado.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de decorar seu novo lar com o estilo industrial. Contudo, é fato que nem todo mundo tem habilidade ou tempo para planejar toda a decoração. Nesse sentido, pode ser interessante contratar a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores.
Afinal, como têm maior conhecimento e experiência, esses profissionais poderão criar as melhores soluções para seus ambientes. Dessa forma, terá não apenas um imóvel bonito e personalizado, mas também aconchegante, prático e funcional para o dia a dia.